O Mérito da Logística diante do Marketing
- drevitorgamer
- 14 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Desde inicio e com o crescimento da humanidade, com suas necessidades de consumos e desejos a serem praticados, surge um desafio das organizações e seus gestores: deixar seus produtos mais acessíveis, com um menor custo possível, na hora no momento e no local adequado para uma melhor visualização e disponibilidade em que seus clientes possam consumir seus produtos e satisfazendo suas necessidades e seus desejos.
Dentro dos objetivos do plano estratégico, define-se a “logística” como sendo uma atividade que servi para ceder aos clientes/fornecedores artigos comerciais, produtos e serviços com rapidez, a custos razoáveis e com satisfação.
Expor esta conceituação significa dizer que no meio empresarial objetiva a logística como uma ferramenta de extrema importância que gerencia toda cadeia de suprimentos, mostrando assim seu principal objetivo que é em dar suporte às corporações em suas decisões estratégicas, de forma eficiente e eficaz visando servir as necessidades e desejos do consumidor final.
As empresas cientes dos ganhos que podem ser aumentados a partir de um planejamento estratégico onde os gestores com eficácia em suas atividades logísticas, buscam além da fidelização eficaz e a satisfação dos seus clientes, sem perder o foco.
São através dessas ferramentas logísticas que as organizações estão fidelizando seus clientes, criando barreiras à entrada de novos concorrentes, e especialmente buscando desenvolver serviços específicos que atendam as necessidades de cada cliente visando garantir uma maior competitividade.
A logística possui uma visão “holística”, ou seja, integrada, gerenciando os recursos materiais, naturais, financeiros, tecnológicos e pessoais, entre outros, onde aconteça a movimentação na empresa, deste o gerenciamento da compra até a entrada de materiais, assim como o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.
A logística é de vital importância para as organizações, pois trabalha alinhada com a eficiência e a eficácia buscando (soluções), o desenvolvimento da produção desde a aquisição de matérias primas ao menor custo possível e com qualidade, até a entrega ao consumidor final. Seus fundamentos para as organizações são de grande importância, pois proporciona um sistema inteligente de gestão que promove a competitividade, flexibilidade no mercado e qualidade até consumidor final.
Portanto, como parte do esforço de marketing, a logística desempenha um papel fundamental na satisfação do cliente e na lucratividade da corporação no total.
A satisfação do cliente envolve a maximização da utilidade de lugar e momento para fornecedores, intermediários e consumidores finais. A capacidade da logística em proporcionar serviços aos clientes, junto à capacidade de marketing em gerar e completar o ciclo de vendas cria um nível aceitável de satisfação do cliente que possa levar a uma vantagem diferencial nos negócios. Um esforço integrado exige que a corporação coordene suas atividades de marketing “Ps” (produto, preço, promoção e ponto de venda {distribuição}) sem deixar de citar processos e pessoas para atingir resultados sinérgicos: O total é maior que a soma das partes.
“Se você não está pensando no Cliente, você não está pensando” Philip Kotler, 2002.
Autor: Ronivon Bezerra
Comentários