top of page
  • Edie

Gigantes corporativos colaboram para acelerar a descarbonização de veículos pesados

Um grupo de grandes empresas, incluindo Coca-Cola, DPD e Diageo, criou uma iniciativa atualizada com foco na descarbonização de veículos pesados ​​de mercadorias (HGVs) no Reino Unido e na Europa.


O HGVZero foi criado no ano passado e está sendo supervisionado pelo Innovation Gateway. Ele seguirá um modelo semelhante ao esquema EVZero da Innovation Gateway, lançado no início daquele ano em resposta à necessidade de dimensionar a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos (EV) em todo o Reino Unido, mas será pan-europeu e não nacional.

Os membros fundadores da HGVZero são a gigante dos supermercados Tesco, a engarrafadora de bebidas Coca-Cola European Partners, os provedores de logística Eddie Stobart e XPO e o serviço de entrega de encomendas DPD.

De forma colaborativa, representantes dessas empresas mapearão a infraestrutura de carregamento de VEs nas regiões onde operam, identificando lacunas. Eles também mapearão a infraestrutura de reabastecimento para veículos pesados ​​movidos a combustível alternativo.

Esta semana (15 de março), o grupo confirmou a sua expansão, o HGVzero 2023 (HGVzero23) é composto por novos membros e vai passar os próximos seis meses a explorar os desafios relacionados com a descarbonização de veículos pesados ​​e a co-desenvolver potenciais soluções.

Os novos membros incluem Diageo, Yusen Logistics, Clugstons, Gregory Distribution, Green2 Delivery e muito mais. O grupo se concentrará no mapeamento de inovações prontas para o mercado e combustíveis de transição, desenvolvimento de infraestrutura relacionada a carregamento e hidrogênio e na construção de um caso de negócios para veículos pesados ​​de baixo carbono.

Comentando sobre o anúncio, o gerente sênior de projetos e cadeia de suprimentos da Coca-Cola Europacific Partners, Ian Anderton, disse: “Como membro fundador da HGVzero, estamos entusiasmados em receber novas organizações no grupo que nos permitirão acelerar ainda mais nossa ambição coletiva de descarbonizar logística da frota.

“Estamos ansiosos para explorar alguns dos desafios detalhados que enfrentamos como setor, como combustíveis de transição e projetos de ativos de longo prazo”.

Apenas um punhado de empresas na Europa lançou HGVs puramente elétricos além do estágio de teste - a Sainsbury's é uma delas, assim como a Amazon, que recentemente lançou cinco HGVs puramente elétricos no Reino Unido.

No entanto, as empresas são, em grande parte, lentas nessa área. A pesquisa após um estudo de 300 tomadores de decisões de frota descobriu que apenas metade sente que tem planos adequados para descarbonizar em alinhamento com o net-zero até 2050, o mais tardar. Clique aqui para ler a cobertura de Edie desse estudo.


Fonte: https://www.edie.net/corporate-giants-collaborate-to-fast-track-decarbonisation-for-hgvs/

15 visualizações0 comentário
bottom of page