top of page
  • Mundo Logística

Com foco na redução de custos, CHEP lança sistema de rastreamento para paletes

Segundo a empresa, madeira necessária para substituir paletes perdidos a cada ano no mundo equivale a 100 mil árvores maduras ou 225 acres (90 hectares) de floresta de pinheiros


A CHEP lançou um sistema de rastreamento de paletes em sua rede de pooling. O projeto-piloto rastreia a localização e os movimentos dos transportadores de cargas e dos produtos transportados por meio de dispositivos de IoT (Internet das Coisas) para minimizar a perda de paletes e reduzir custos desnecessários.

Com o novo rastreamento, a expectativa da CHEP é aumentar a eficiência, segurança, transparência e controle da cadeia de fornecimento. Segundo a empresa, os dispositivos de rastreamento instalados nos paletes fornecem informações sobre a localização e as condições dos transportadores de carga, facilitando a identificação e o gerenciamento de mercadorias.

Para o country manager da CHEP Brasil, André Cardoso, a digitalização tem provado ser um aliado contra a perda de paletes. “Por exemplo, começamos recentemente a instalar dispositivos de rastreamento em alguns de nossos paletes. Acrescentamos recursos às atividades de gerenciamento de ativos existentes e introduzimos novas iniciativas apoiadas por análises de dados e insights digitais para aumentar as recuperações de paletes”, explicou.

O aumento da transparência também garante o mapeamento completo da cadeia e a rastreabilidade de todas as mercadorias, impedindo que os paletes se percam e deixem de ser utilizados no sistema de pooling ou até mesmo sejam roubados.

“O roubo de carga em geral e o roubo de paletes em particular sempre foi um risco preocupante para as grandes empresas de logística nos últimos anos. Não abordar ou subestimar essas práticas ilegais poderia afetar toda a cadeia de abastecimento e, em última instância, o consumidor final”, enfatiza o country-manager da CHEP.


POOLING DE PALETES

De acordo com a CHEP, o sistema de pooling de paletes da empresa é baseado na reutilização e compartilhamento de paletes azuis em toda a cadeia de fornecimento, permitindo que os clientes paguem pelo tempo em que utilizam, em vez de comprá-los diretamente. No entanto, para que o sistema seja econômico, os paletes precisam ser devolvidos e permanecer em circulação no sistema.

Conforme dados divulgados pela empresa, a madeira necessária para substituir paletes perdidos a cada ano a nível global equivale a 100 mil árvores maduras ou 225 acres (90 hectares) de floresta de pinheiros.

“Temos implementado processos para reformar paletes que de outra forma seriam sucateados. Na planta da CHEP Brasil em Louveira (SP) temos um sistema totalmente automatizado e operado por Inteligência Artificial de identificação e reparo de danos em paletes. Ao mesmo tempo, investimos em novas compras de paletes em todo o mundo para apoiar nossos clientes”, afirmou Cardoso.

Segundo o executivo, a CHEP implanta protocolos de alocação nos principais mercados dos EUA, América Latina, Europa e Austrália, priorizando o atendimento aos clientes existentes nessas regiões.

“Nós estamos trabalhando para divulgar informações e certificando-se de que todos entendam o significado do pooling de paletes e as consequências de fazer um uso inadequado de nossos paletes de propriedade legal”, afirmou André Cardoso, country-manager da CHEP Brasil.

Com os preços das matérias-primas, combustíveis e madeira para paletes subindo acentuadamente nos últimos meses, a pressão sobre a produtividade e os preços das empresas na cadeia de fornecimento tem aumentado. A CHEP diz reconhecer a importância do pooling de paletes como uma solução confiável e sustentável na cadeia de fornecimento.

“A CHEP espera que o sistema de rastreamento de paletes seja um sucesso, aumentando ainda mais a eficiência de seus serviços de pooling de paletes e reforçando seu compromisso com a economia circular”, pontuou Cardoso.


Fonte: https://mundologistica.com.br/noticias/chep-lanca-sistema-de-rastreamento-para-paletes

9 visualizações0 comentário
bottom of page